Cidade sem alma

06-06-2018

Título: Cidade sem alma

Autor: Ransom Riggs

Coleção: Crianças peculiares

Fotografias: Colecionadas por Ransom Riggs

Editora: Bertrand Editora

Data de Reimpressão: 07-2015

Biografia:

Este livro é da autoria de Ransom Riggs, um autor inglês que para além de ter escrito a coleção "Crianças peculiares" escreveu outros 3 livros, "Contos peculiares", "Talking pictures" e "The Sherlock Holmes handbook". Ransom Riggs nasceu em 1979, numa quinta de um senhor de quase 200 anos, cresceu na Florida, onde adquiriu, onde adquiriu, desde muito cedo, o gosto a histórias de terror e, ao mesmo tempo, por comédias britânicas.

Sipnose:

O grupo intitulado de crianças peculiares corresponde ás 10 crianças que viviam num lar admistrado pela Senhora Peregrine (imagem à esquerda, fotografia da adaptação do primeiro livro "O lar da Senhora Peregrine para crianças peculiares" em filme), todas elas com as suas peculiaridades. As duas personagens que ficaram a maior parte da história de parte, por ficarem para traz foram, a Fiona, que era capaz de fazer crescer plantas enormes a partir de pequenas sementes, e a Claire, que na parte de traz de sua cabeça fazia abrir uma segunda boca assustadora. A enfrentarem esta perigosa viagem a Senhora Peregrine, restaram-nos o Enoch, capaz de dar vida ao mortos e até mesmo a seres nunca antes vivos, a Bronwyn com uma força descomunal, a Olive, a rapariga mais leve que o próprio ar, o Horace, que sofre com visões e sonhos prematórios, o Millard o rapaz invisível, o Hugh, amigo das abelhas e casa delas, e por fim o casal principal, a Emma, que era capaz de fazer fogo só com as mãos e o Jacob, o heroí para este grupo (e mais tarde até para toda a comunidade peculiar), e que acaba por ser o que mais sofre com a sua peculiaridade. Ele é capaz de ver e mais tarde sentir,através de uma dor no seu estômago, os sem-alma ("quando me voltei para sair da sala, porém senti-a: aquela pontada já familiar no estômago. Um sem-alma.|...| A intensidade da dor correspondia à proximidade do sem-alma, e as frequência das pontadas correspondia à sua força."), monstros horríveis que chegaram a ser peculiares, mas que, devido a uma experiência que deu para o torto, ficaram assim, monstros invisíveis a todos menos para pessoas com a mesma especialidade de Jacob, que neste momento era o único da sua "espécie". Agora para voltarem ao normal, estes monstros precisam de comer os olhos de crianças como as deste grupo. (a cima uma imagem representativa de um sem-alma do livro, como aprecem no filme.)

Apreciação crítica:

     Recomendo a leitura deste livro, pois conta uma história criativa e até mesmo viciante que chega a prender o leitor ao livro, e ainda por cima é um livro fácil de se ler. O seu aspeto pode não contribuir muito para este raciocínio, pois o livro possui 382 páginas, contudo esta história decorre em apenas 4 dias na vida deste grupo, o que significa que a história nunca fica entediante pois há sempre algo novo mesmo para acontecer. Para além do mais este livro é ilustrado por inimagináveis fotografias que, por incrível que pareça, nao foram fotografadas por Ransom Riggs, nem mesmo pedidas para fotografar, mas sim colecionadas pelo mesmo ao longo de viagens à volta do mundo.

     Agora quero só citar uma passagem do livro num momento tenso, que acaba por deixar Jacob mas garras de um monstro "Não havia rigorosamente nada entre mim e o sem-alma. Nem um centímetro, nem uma placa de vidro. As suas línguas entraram na cabine, enrolando-se no meu braço, na minha cintura e no meu pescoço, apertando cada vez com mais força até eu mal conseguir respirar. Foi nessa altura que percebi que estava morto. E, como estava morto e nada mais havia a fazer, parei de lutar. Descontraí todos os músculos, fechei os olhos e cedi à dor que estourava dentro de mim como fogo-de-artifício.". Calma, ele não morreu, mas eu também não vou contar como é que ele sozinho consegui escapar às garras do sem-alma, deixo essa tarefa para vocês, considerem como um empurranzinho para lerem o livro. Boa leitura!


Começo da leitura: 27/02/2018

Fim da leitura: 11/03/2018


Joana Lopes 8* A

   


Viajantes da Leitura - embarque nesta aventura connosco!!!
Blogue desenvolvido na disciplina de Português e Tecnologias de Informação e Comunicação, em colaboração com a Biblioteca Escolar
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora