Entrevista a Paulo Cunha

04-02-2018

1.Em três linhas, apresente-nos a sua biografia.

Paulo Alexandre Matos Cunha. Casado. Nasci a 22 de Agosto de 1971, em Gavião. Tenho duas filhas, sou licenciado em Direito, Pós-graduado em Direito do Ambiente e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas. Entre 2009 e 2013 fui vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Famalicão com os pelouros da Cultura, Turismo, Defesa do Consumidor e Freguesias. Em Setembro de 2013 fui eleito Presidente da Câmara Municipal e em 2017 reeleito para um novo mandato. Sou desde 2013 Presidente do Conselho Regional do Norte.

2. O que o conduziu às primeiras leituras? 

Os textos dos livros do ensino primário e as clássicas histórias infantis da literatura mundial que todos conhecemos abriram-me a janela para a beleza e criatividade do universo literário. Posteriormente, o meu percurso académico na área do direito sedimentou em mim a importância da leitura para a obtenção e maturação de conhecimento.

 3. Que influência teve a escola na promoção e desenvolvimento do seu gosto pela leitura?

A escola foi determinante. A nossa formação como leitores está intimamente ligada ao nosso percurso escolar, muito particularmente na primeira fase. É por isso que nunca esquecemos a nossa professora ou professor primário, assim como temos bem presente as histórias que nos contavam os nossos livros da primária.

 4.Como se define enquanto leitor?

Um leitor seletivo. Leio sobretudo em função de assuntos que me interessam e que contribuem para aumentar o meu conhecimento.

5. Qual foi o último livro que leu?

Acabei de ler "O Fator Churchill" de Boris Johnson, uma biografia de Churchill, um homem verdadeiramente excecional, narrada com mestria e objetividade e demonstrando a importância da sua ação nos principais momentos do Século XX.

6. Deixe uma mensagem de incentivo aos nossos jovens leitores.

Ler é uma forma de viajar, de conhecer, de descobrir. Muito daquilo que os jovens procuram pode ser encontrado através da leitura. Acreditem!  

Viajantes da Leitura - embarque nesta aventura connosco!!!
Blogue desenvolvido na disciplina de Português e Tecnologias de Informação e Comunicação, em colaboração com a Biblioteca Escolar
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora