"Lugar de um Deus que me livre"

16-03-2018

Manuel Andrade sugere o livro                                          "Lugar de um Deus que me livre" da sua autoria

O que nos disse Manuel Andrade sobre este livro:

"Durante quatro meses "internou-se" no Hospital Psiquiátrico Conde de Ferreira em convívio íntimo com esquizofrénicos, para escrever o romance                               "Lugar de um Deus que me livre'

 O escritor Manuel Andrade fê-lo no mais denso hospital psiquiátrico do país, estação terminal para onde são encaminhados todos os doentes mentais sem remissão, porque queria mergulhar a fundo na esquizofrenia e, com ela, nas misérias e contradições do mais profundo do ser humano.

 Desta imersão resulta um romance ímpar, "Lugar de um Deus que me livre" onde se respira o ambiente de clausura do internamento, explicando-se também, através do processo ficcional de    enlouquecimento do escritor - ele mesmo psicólogo clínico de formação-, todos os estágios da esquizofrenia por que passará em busca da sua história, confundindo a dada altura figuras reais ali internadas com outras que por ali passaram no passado como Ângelo de Lima, Camilo Castelo Branco e Raul Proença, entre outros.

 Este livro nasce de um projeto em torno da loucura, que incluiu também o cinema com o documentário "Pára-me de repente o pensamento" de Jorge Pelicano, a interpretação do actor Miguel Borges e a fotografia de Miguel Rolo.

Chega agora o romance sobre o qual escreveu Rui Reininho:"...dos muros altos da demência, daqui "do alto castelo que é a fantasia ..." saltando pelos murais da loucura, sem moralizar".

Excerto da Obra:

"Sabes porque é o muro do hospital do Conde de Ferreira tão alto?, perguntava-me um louco numa esquina, um rosto muito esguio e lânguido de trapo humano, como se me conhecesse de algum lado, como se eu também morasse do lado de lá da existência ia, como se eu fosse mais um deles, alguém que os acompanhasse naquela deriva desatinada a que a mente os condenara.

Roçava as costas contra o granito da parede e tinha uma beata apagada que lhe dançava no lábio inferior enquanto falava , coçando a micose dentro dos bolsos das calças: é para que os loucos não saltem cá para dentro! "


Biografia:

Manuel Andrade tem quatro livros editados:

"Por esta avenida sem fim"

 "Quadras deste lugar à margem"  

"Contos do Varziela"

 "Três bichos te esperam,quatro te comerão" 

Foi o mentor e criador dos eventos "Escritaria","Plast & Cine"e"Concelho de Estado" onde teve a oportunidade de trabalhar diretamente com José Saramago, António Lobo Antunes, Mia Couto, Urbano Tavares Rodrigues, Agustina Bessa-Luís,Emília Nadai, José Rodrigues, Cruzeiro Seixas, Roberto Chicharro, Fernando Meirelles,Manoel de Oliveira, Mário Soares e Mikhail Gorbachev. 

Depois disto fez uma pequena incursão no mundo do cinema onde colaborou nos conteúdos do documentário"Pára-me de repente o pensamento" de Jorge Pelicano.


... e agora ofereço este livro à Biblioteca do Instituto Nun'Alvres para que todos o possam ler!  




Viajantes da Leitura - embarque nesta aventura connosco!!!
Blogue desenvolvido na disciplina de Português e Tecnologias de Informação e Comunicação, em colaboração com a Biblioteca Escolar
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora