Sugestões de leitura para o dia internacional do  livro infantil

02-04-2018

Algumas sugestões de Alice Vieira e Ana Maria Magalhães de livros preferidos para crianças, ou aqueles que nunca se cansam de oferecer. 

Alice Vieira 

  • "Os Desastres de Sofia" da Condessa de Ségur

"Isto passa-se no século XIX e a Sofia é uma menina com muitos primos e é vista pela família como sendo malcriada e um mau exemplo para os primos. E porquê? Porque não calça meias, porque responde torto, porque faz as coisas pela cabeça dela. É muito engraçado. E sugiro este como outro qualquer da Condessa de Ségur, que é uma das autoras da minha vida sobre a qual, de resto, estou a escrever uma biografia."



  • "Clarissa" de Erico Verissimo

"Foi escrito em 1939 e sempre que dou este livro a adolescentes elas adoram e dizem 'eu sou esta!'. Esta é a história de uma adolescente que vive numa pensão dos tios e a sua descoberta do mundo, dos cheiros, das pessoas que ela vê na rua, do menino a quem ela diz adeus na varanda, das fitas no cabelo. É dos livros mais extraordinários que eu tenho lido. E lembro-me de quando o li de pensar, 'caramba, pode-se escrever um livro sem ter uma grande história'. Porque o livro praticamente não tem história nenhuma e é maravilhoso pelas sensações que desperta. Ofereço-o a todas as adolescentes que me passam pelas mãos, já foi a minha filha, a minha neta. E todas se identificam com a Clarissa. Tal como eu quando tinha a idade dela. Gosto de quase todos os livros do Veríssimo mas este é o que me toca mais."


Ana Maria Magalhães 

  • "As memórias de um burro" de Condessa de Ségur

"A primeira escritora que me encantou foi a Condessa de Ségur, que era a mais famosa em todo o mundo na minha infância. Há vários livros dela dirigidos para a infância. Mas alguns estão muito marcados pela época porque ela ainda escreveu no século XIX e nós já estamos no século XXI. "As Memórias de um Burro" é uma história muito engraçada e tem menos essa carga. Li-a com cerca de 8 anos. E sou uma leitora furiosa desde os 7. Este livro pode ser mais facilmente lido por crianças desta época do que talvez os outros desta época que a Condessa escreveu escreveu que se passam em casas de gente muito rica, aristocratas, cheios de criados. Esta é uma história mais próxima. É um animal que pensa e fala e que tem uma dona com quem tem uma relação muito profunda. E própria mãe da criança tem ciúmes do burro. A relação com este burro pode ser entendida como a relação que se tem muitas vezes com um cão ou gato ou pássaro ou hamster. A minha neta mais nova que gosta muito de histórias antigas gostou muito desta."


  • "Fora de Serviço" de António Mota

"Este é para ser lido por pré-adolescentes. Tudo começa quando a mãe de uma família decide fazer greve aos trabalhos caseiros, ficar fora de serviço, para que o marido e filhos percebam que ela não é uma criada para todo o serviço. E eles têm de se desembrulhar sem a sua ajuda, sem contar que ela faça tudo. É uma lição para crianças de 10 ou 11 anos."

Viajantes da Leitura - embarque nesta aventura connosco!!!
Blogue desenvolvido na disciplina de Português e Tecnologias de Informação e Comunicação, em colaboração com a Biblioteca Escolar
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora